terça-feira, 29 de maio de 2012

Saúde privada avança

Saúde privada avança com a deficiência do sistema público. Por Maíra Mathias Da EPSJV O que a nova classe média, um banco público e a Bolsa de Valores têm a ver com os rumos do SUS? Afinal,qual é o papél do setor privado na prestação de assistência à saúde no Brasil? Hoje, pode-se fazer uma distinção clara entre o que é interesse público na área da saúde e o que é interesse privado? Como o processp de financeirização da economia afeta o chamado "mercado da saúde"? É a regulação, o que pode fazer diante desse novo cenário? Colocadas dessa forma, a relação entre as perguntas acima pode não ser muito clara em um primeiro momento.Entretanto,os questionamentos fazem parte da complexa teia de fatores que estão em jogo para a efetivação(ou enfraquecimento) da noção ampliada de saúde presente no SUS constitucional,aquele sistema sonhado por militantes da Reforma Sanitarista como um direito de todos.Se dependesse apenas da Constituição brasileira, a resposta para a primeira pergunta poderia ser dada sem maiores dificuldades.O texto é bastante claro quando determina que se "a assistência à saúde é livre à iniciativa privada", o papél desse setor ser complementar ao SUS e segundo as diretrizes deste.No entanto, a realidade diz outra coisa. Em 2011, 47 milhões buscaram a saúde privada, de acordo com dados da ANS.No mesmo ano, o setor movimentou R$ 80 bilhões, enquanto o orçamento da União para a saúde ficou em R$ 72 bi.

terça-feira, 15 de maio de 2012

GRUPO OTIMISMO - "FERNANDO"

A todos, Lamentamos informar que o nosso querido companheiro Fernando, um dos coordenadores do Grupo Hercules de Blumenau, faleceu de madrugada. Mais um lutador pela causa que nos deixa nestes últimos anos. Até quando vamos ficar calados, aceitando em silêncio a omissão na hepatite C por parte do governo federal?(AQUÍ NO RN ATÉ MEDICAMENTO ESTÁ FALTANDO FILGRASTINE, JÁ FOI SUSPENSO O TRATAMENTO DE VÁRIAS PESSOAS). Nos últimos três anos o número de tratamentos na hepatite C(segundo dados oficiais divulgados pelogoverno) fica numa média de 11.000 tratamentos por ano.Se desses 11.000 retirarmos 12% de tratamentos referentes à co-infecção e retirarmos ainda os retratamentod, vemos que os novos pacientes que recebem tratamento são aproximadamente 8.000 a cada ano. PASMEM! Em 2003, quando foi criado o Programa Nacional de Hepatites Virais eram tratados anualmente ( com interferon convencional) entre 7.000 e 7.500 pacientes. Na época não existia retratamento nem tratamento dos co-infectados. Ou seja, após 10 anos de um programa nacional enfrentar a hepatite C nos encontramos no mesmo patamar que naquela época em relação à oportunidade de acesso ao tratamento por novos infectados.Não crescemos praticamente nada. Muitas reuniões,muitas capacitações,muitos belos slides nas apresentações, muito bla,bla,bla,muitas palmas de iludidos com os discursos em bom gerúndio, mas os números, que são o que realmente interessa para avaliar o desempenho das ações mostram que a situação é totalmente desfavorável a qualquer belo discurso. Está na hora do ministro da saúde olhar de frente o grave problema que representa não conseguir nresposta com a atual organização e tomar , de vez por todas, as medidas necessárias para saber o que deve ser feito. Para tal deveria convocar as Sociedades Médicas e as ONGs para discutir o problema,diretamente com ele deixando de receber belos relatórios que os números colocados mostram ser totalmente ilusório.Neste mês de maio, quando a sociedade civil se mobiliza para divulgar as hepatites (sem apoio do departamento dst /?aids/hepatites, a morte de mais um companheiro chega para fortalecer a nosso grito contra a omissão federal ( E NO NOSSO CASO DO GOVERNO ESTADUAL DO RN).

quarta-feira, 9 de maio de 2012

AMIGOS DO CRISTO REDENTOR

ALERTA SOBRE HEPATITE C Por ocasião do Mês Internacional de Combate a Hepatite C,doença que atinge entre 3 e 4 milhões de brasileiros,o Santuário do Cristo Redentor no Rio de Janeiro estará homenageando inúmeras personalidades,empresas,médicos,jornalistas e veículos de comunicação que realizaram ações efetivas em prol da saúde e do salvamento de vidas humanas.Eles receberão uma placa "AMIGOS DO CRISTO' pelo apoio dado a causa da Hepatite C. O evento acontecerá no dia 19 de Maio de 2012,às 18 horas, aos pés do monumento do Cristo Redentor, no alto do Corcovado, e se dará por conta de uma parceria entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro(Santuário do Cristo Redentor) e a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite,São Paulo,com o apoio do Grupo Otimismo do Rio de Janeiro e da ONG C TEM QUE SABER C TEM QUE CURAR,de São Manuel,São Paulo. Durante o evento e ao longo de uma semana o Cristo Redentor ficará bicolors,em homenagem às cores da hepatite-Amarelo e Vermelho.O fato visa alertar a sociedade brasileira para os perigos que a Hepatite C representa,como ausência de sintomas,grande prevalência,elevado número de óbitos precoces,a carência de uma maior atenção e de campanhas governamentais,além da necessidade da criação do Departamento de Hepatite C no Ministério da Saúde